sexta-feira, 1 de abril de 2011

Revista condena energia verde

Apesar da evidências dos males causados pelos combustíveis, e das crescentes altas de seus preços, mostrando sua insustentabilidade em um futuro próximo, a mídia conservadora americana continua bombardeando novas tecnologias alternativas, pautada pelos seus compromissos com a indústria do petróleo e do carvão. A revista Forbes dá um exemplo de como a direita, que inclui os negacionistas do clima, enxerga o desafio energético hoje.

"A energia "verde", eólica, solar ou de biomassa, responde hoje por apenas 3.6% da geração de eletricidade nos EUA. Mas existe um sonho segundo o qual devemos caminhar para uma terra prometida, onde a energia renovável irá substituir completamente os combustíveis fósseis e a energia nuclear.

"Quanto vai custar este sonho? O especilista em energia Vaclav Smil calcula que para chegar a esta meta em uma década, seria algo da ordem de U$ 4 trilhões, com custos e amortizações. Apenas a construção de novos geradores custaria U$ 2.5 trilhões.

"Vamos assumir, porém, que possamos pagar isto. Tivemos algum dia uma economia verde? Sim, no século 13. A energia renovável é literalmente uma coisa do passado. Poucos parecem perceber que abandonamos a energia verde séculos atrás por cinco boas razões. Primeiro, ela é difusa, e é necessário uma quantidade tremenda de terras e materiais para se ter um pouquinho de energia. Jesse Ausubel, diretor da Universidade Rockefeller, calcula, por exemplo, que seria necessária a área de todo o estado de Connecticut (isso se ele tiver vento, como nas pradarias do Colorado) para que suas turbinas eólicas alimentassem a cidade de Nova York.

"Segundo, custa caro de mais. O próprio governo Obama estima que em 2016 os custos de energia eólica em terra (a mais barata das verdes) serão 80% mais caros que a energia a gás. Isto sem contar os custos associados com centenas de bilhões de dólares de novos sistemas de transmissão. Terceiro, a energia verde é inconfiável. O sol nem sempre brilha e o vento nem sempre sopra quando precisamos. Quarto, ela é escassa. Embora sol e vento não sejam obviamente escassos, as propriedades das quais elas dependem e a proximidade economica delas dos contribuintes são escassas. Finalmente, uma vez assim produzida, a energia não pode ser armazenada porque a tecnologia atual de baterias não está à altura da tarefa".

A Forbes é uma revista de circulação relativamente baixa, mas têm grande influência entre conservadores, o dinheiro de Wall Street e os barões do petróleo e do carvão. Ela é apenas uma entre as muitas vozes no caminho de um sonho.



Nenhum comentário: