domingo, 3 de abril de 2011

Óleo de cozinha usado pode virar sabão; aprenda a receita

O óleo de cozinha usado é um dos principais vilões do meio ambiente: basta um litro dele para poluir um milhão de litros de água. Além de contaminar a água, o óleo interfere diretamente no efeito estufa quando jogado no solo, uma vez que libera o gás metano. Mas esse prejuízo à natureza pode ser evitado com a reciclagem.

“O dano ambiental é muito grave”, diz o assessor da Compesa Fred Barbosa. Além de poluir a água, o óleo causa outros danos. O entupimento de canos é quase inevitável, já que ele torna-se pastoso e depois sólido – dentro dos canos parecem pedras enormes. Os gastos da Compesa com manutenção só por causa do óleo despejado chegam a R$ 150 mil por mês. “É um custo operacional que acaba retornando para a própria população dentro do cálculo de tarifa”, explica Fred Barbosa.

Há pouco mais de um ano a Compesa lançou a campanha para coletar, em todas as suas lojas, o óleo usado.


Mas a população ainda não se conscientizou do problema – apenas 860 litros foram coletados nos 13 postos da companhia. Calcula-se que todo mês 600 mil litros de óleo sejam consumidos pelas famílias pernambucanas – apenas 30 mil litros – ou 5% – são reaproveitados.

Há cinco anos o óleo usado nas frituras da casa da bancária Fátima Cortês vai direto para a garrafa plástica de reciclagem. Uma ideia que traz inclusive renda para as pessoas, já que o óleo usado pode virar sabão. (Veja abaixo a receita).

No Recife, uma fábrica (foto 3) não só aproveita o óleo dos pontos da Compesa como faz sua própria coleta. O material é primeiro despejado em um tanque para retirar as impurezas e depois segue para a produção. Em tachos gigantes, o óleo é misturado aos outros ingredientes a 90 graus de temperatura. O óleo poderia representar 30% da mistura usada na fabricação de sabão, mas apenas 10% são usados. “A ideia no segundo semestre é elevar para 15%”, afirma o gerente industrial Luiz Marcelo.

RECEITAS

Sabão em barra caseiro I

Ingredientes:

4 litros de óleo

1 kg de soda caustica diluída em 1 litro de água fervendo (fora do fogo)

Preparo:

Misturar e bater todos os ingredientes até o ponto.

Colocar dentro de caixa de papelão, em altura de uns 5 cm

Sabão em barra Caseiro II

Ingredientes:

4 L de óleo comestível usado

2 L de água

1/2 copo de sabão em pó

1 Kg de soda cáustica

5 mL de essência aromatizante (facultativo)

Preparo:

Dissolver o sabão em pó em ½ L de água quente

Dissolver a soda cáustica em 1 e ½ L de água quente

Adicionar lentamente as duas soluções ao óleo

Mexer por 20 minutos

Adicionar a essência aromatizante

Despejar em formas

Desenformar no dia seguinte

Nenhum comentário: