quinta-feira, 14 de abril de 2011

Pesquisa sobre os hábitos culturais dos brasileiros revela avanços

Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (12) sobre os hábitos culturais dos brasileiros mostrou alguns avanços. Mas também o muito que ainda precisa ser feito.

Quantos livros você leu no ano passado? Quantas vezes foi ao cinema ou ao teatro? Essas perguntas foram feitas para mil pessoas em 70 cidades. Quase metade dos entrevistados não fez nenhum dos programas culturais citados na pesquisa da Federação do Comércio.

Ao todo, 66% deles não leram um livro sequer nos 12 meses de 2010. Mais de 90% não entraram em uma sala de teatro, não visitaram exposições de arte e nem viram espetáculos de dança. Ir ao cinema ou a shows também são opções de lazer de uma minoria.

Mas os números são melhores que em 2009, quando essas atividades culturais não faziam parte da vida de 60% dos brasileiros.

Mesmo no centro da cidade, no meio do caminho de tanta gente, ainda são poucas as pessoas que sabem o que existe no museu que abriga a historia da arte brasileira. A pesquisa também aponta a principal razão para isso: não é preço. Os brasileiros admitem que é a falta de hábito mesmo.

“Hoje, nós temos muitos projetos sociais pautados pela cultura como meio de mudança social. Então, a tendência é que a gente melhore para os próximos anos”, aponta o coordenador de pesquisa da Fecomércio-RJ, Christian Travassos. Criar esse hábito é um desafio para o país.

Em uma família, o incentivo começou quando as meninas ainda eram bebês e já ouviam histórias.

“Através do livro a gente descobriu a vida de pintores. Aí fomos a museus, fomos a exposições. Através do livro, a gente conheceu a história de músicos. Aí aguçou a vontade de entrar nesse universo da música”, aponta a pedagoga Sílvia Ferraz.

Os livros e a arte traçaram os rumos das vidas de Marina, Lorena e Diana - jovens que aprenderam a ler melhor o mundo. “Você é uma pessoa comum sem a cultura. A cultura te enriquece. Você se torna uma pessoa independente dos outros aspectos”, comenta Diana Ferraz, de 16 anos.



Nenhum comentário: