segunda-feira, 4 de abril de 2011

UPE divulgou novo conteúdo programático já para este ano

GEOGRAFIA TRADICIONAL

1. A Ciência Geográfica. O objeto de estudo da Geografia. Os métodos de análise empregados a Geografia. As aplicações dos conhecimentos geográficos ao cotidiano. Atualidades geográficas.

2. A estrutura interna do planeta Terra. Os principais aspectos e a importância da Litosfera para a sociedade. A gênese e a evolução do relevo terrestre: agentes endógenos e exógenos. A compartimentação do relevo terrestre. O relevo e a ocupação humana do espaço geográfico. O relevo brasileiro.

 3. A situação geral da atmosfera terrestre. As relações Terra-Sol. Alterações climáticas, efeito estufa, chuva ácida e camada de ozônio. As principais características climáticas do território brasileiro. Os grandes domínios climato-botânicos do Brasil e do mundo. As ações humanas sobre a cobertura vegetal. Os solos: características e tipos. As ações antrópicas e os solos. A erosão dos solos.

4. Os domínios naturais e as relações com o ser humano. Os principais aspectos dos grandes domínios naturais do Brasil. O impacto ambiental das atividades econômicas no Brasil. Os recursos minerais e energéticos: exploração e impactos. Os recursos hídricos. O uso e a conservação dos recursos naturais.

 5.Características e transformações das estruturas produtivas do espaço geográfico. As diferentes formas de organização da produção. O sistema econômico capitalista. O socialismo e as suas diferentes experiências nos diversos continentes. A economia agro-exportadora brasileira: complexo açucareiro, a mineração, a economia cafeeira, a borracha na Amazônia. A industrialização brasileira.

6. A formação territorial brasileira. A produção do espaço no Brasil colonial. A dinâmica populacional no território brasileiro. A população brasileira: etnias, gênero e diversidade. A caracterização geográfica das grandes regiões brasileiras. As políticas de reordenamento territorial. A urbanização no Brasil. O Brasil e a questão agrária.

 7. As formas de organização social no espaço geográfico brasileiro. Os Direitos humanos, políticos e sociais
do cidadão brasileiro na Constituição da República Federativa do Brasil. Os deveres do cidadão brasileiro. A Organização do Estado brasileiro. A pobreza e a segregação espacial.

8. A Geopolítica e conflitos nos séculos XX e XXI. As principais áreas de tensão no mundo atual.

9. A produção do espaço geográfico pernambucano.

10. A representação cartográfica dos fatos geográficos. As projeções cartográficas, as escalas e os principais tipos de mapas. Aplicações das tecnologias modernas à Cartografia e à Geografia. A análise geográfica dos mapas temáticos.

GEOGRAFIA

SSA - 1ª Série

1. A Ciência Geográfica. O objeto de estudo. Os métodos de análise empregados na análise geográfica. As aplicações dos conhecimentos geográficos à investigação da Natureza e da Sociedade. A representação cartográfica dos fatos geográficos. A Geografia e o estudo da interação homem/meio ambiente.

2. O Planeta Terra. As relações Terra-Sol. A estrutura interna do planeta (as geoesferas). A dinâmica da litosfera e os seus efeitos. A gênese e a evolução do relevo terrestre: as ações dos agentes endógenos, exógenos e litológicos. O relevo e a ocupação humana do espaço geográfico. Os principais aspectos da atmosfera terrestre. As alterações climáticas globais. Os principais conjuntos climato-botânicos do mundo e as ações antrópicas. As rochas e os principais grupos de solos. Os solos e as atividades agrícolas. A erosão dos solos e as ações antrópicas.

3. Os Grandes Domínios Naturais. As principais características. Os impactos ambientais das atividades econômicas sobre os domínios naturais. Os recursos hídricos e as condições climáticas. Os recursos hídricos e a sua utilização pela sociedade.

SSA - 2ª Série

1. Os Principais Aspectos Físico-Geográficos do Território Brasileiro. A estrutura geológica e a utilização econômica. A compartimentação do relevo. As condições climáticas e seus efeitos sobre a sociedade e a economia. Os grandes biomas e a sua utilização econômica. Os impactos ambientais das atividades econômicas. 2. A Formação Territorial do Brasil. A produção do espaço geográfico no período colonial. A cafeicultura e as transformações do espaço geográfico. A industrialização. A produção do espaço agrário. Os impactos ambientais das atividades econômicas. 3. A Dinâmica Populacional e a Urbanização do Brasil. A formação da população brasileira. A distribuição e a mobilidade da população. A população brasileira etnias, gênero e diversidade. A urbanização, rede e hierarquia urbanas. Os principais problemas das Áreas Metropolitanas. O papel da industrialização na urbanização. 4. A Geografia Regional do Brasil. Caracterização físico-geográfica e geoeconômica das grandes regiões estabelecidas pelo IBGE. Os contrastes naturais e socioeconômicos do Nordeste. A caracterização geográfica do espaço pernambucano.

SSA - 3ª Série

1. O Espaço Mundial da Produção. As características e as transformações das estruturas produtivas do espaço geográfico. As indústrias e as transformações do espaço geográfico. Os fatores da localização industrial. A indústria na América do Norte, na Eurásia e na América Latina. As fontes de energia, sua utilização e problemas ambientais. 2. A Geopolítica e os Conflitos nos séculos XX e XXI. As principais áreas de tensão no mundo atual. As transformações políticas, econômicas e sociais da América Latina e da África no século XXI. 3. A Organização do Espaço Geográfico nos Países Capitalistas e Socialistas no Século XX. A origem e as principais características do sistema capitalista e do sistema socialista. A desintegração dos países socialistas e suas repercussões. A China no cenário geoeconômico mundial. 4. Os Direitos Humanos, Políticos e Sociais do Cidadão Brasileiro na Constituição da República Federativa do Brasil. Os deveres do cidadão brasileiro. A Organização do Estado brasileiro.

Nenhum comentário: