terça-feira, 13 de novembro de 2012

SIMULADO DE GEOGRAFIA

                                                                                                                                                                   
* Informe seu nome e suas respostas no local destinado aos comentários (final da postagem);

* Todas as questões foram adaptadas, ou seja, não será possível copiar as respostas de outros sites. 


1 - Sobre a formação do território brasileiro, é incorreto afirmar que:

A) A formação do território brasileiro, da conquista européia até nossos dias, expressa uma história de concentração fundiária e de baixa remuneração da produção agrícola de alimentos, baixo aproveitamento das áreas com potencial agricultável, embora com algumas boas safras, no geral.

B) As monoculturas predominaram no Brasil, como as culturas de cana, soja, café, em detrimento dos cultivos de alimentos que seriam imediatamente consumidos por contingentes de pessoas famintas no País.

C) O processo de formação do território brasileiro atingiu o século XX.

D) A abolição da escravidão em 1888 foi precedida pela Lei de Terras, de 1850, que significava a coação de obstáculos legais à ocupação da terra no Brasil por parte das pessoas recém libertas que passavam a estar aptas e disponíveis ao deslocamento e ocupação de terras devolutas, sem donos particulares.

E) As legislações sobre o acesso a terra no Brasil tiveram um caráter essencialmente popular, buscando melhorar a condição de vida do trabalhador que não tinha recursos para adquirir seu quinhão, a exemplo das diversas nações indígenas.


2 - Geografia da História...


Ao comparar a extensão atual do território brasileiro (8.547.403,5 km²), com aquela decorrente do Tratado de Tordesilhas de 1494, verificamos que a área inicial foi mais que triplicada. Indique, a partir do exposto, a alternativa mais pertinente:

A) O Meridiano de Tordesilhas era uma linha imaginária e por isso, não havia um referencial concreto para seu estabelecimento;

B) Várias expedições foram organizadas com o intuito de encontrar ouro nos sertões do Brasil e por isso, ultrapassaram os limites de Tordesilhas;

C) Os Portugueses ocuparam terras além de Tordesilhas e posteriormente, alegaram o Uti possidetis para garantir o reconhecimento internacional sobre a posse das terras. Contudo, outros tratados foram "costurados", antes da configuração atual de nosso mapa;

D) Portugal ultrapassou os limites de Tordesilhas e posteriormente, provou a imprecisão deste tratado por meio do Uti possidetis. Por isso, garantiu o controle sobre as terras brasileiras;

E) Várias expedições foram organizadas com o intuito de encontrar ouro nos sertões do Brasil e por isso, ultrapassaram os limites da linha do Equador.


3 - O Tratado de Madrid foi preparado cuidadosamente a partir dos Mapas das Cortes, favorecendo as colônias portuguesas em prejuízo aos direitos dos espanhóis. Qual a principal alegação dos portugueses na proposta deste tratado? 

A) Ameaça de um conflito militar caso não fossem favorecidos ou seja, a intimidação;

B) A ocupação do território por mais de um século;

C) Os benefícios industriais que já realizara na Região em questão;

D)  Que a Espanha era obrigada a vender as terras para Portugal já que não revindicou, por ocasião da ocupação, o direito sobre a terra - uti possidetis

E)   Nenhuma  das alternativas refletem a realidade.


4 - Desde o século XVI, com o cultivo de cana-de-açúcar, o litoral brasileiro representou a principal área de povoamento. A ocupação colonial do território teve como base:

A) O minifúndio com agricultura do subsistência;

B)  A pecuária, a fabricação e o refino de açúcar;
       
C)  O latifúndio, a monocultura e a mineração;

 D)  O Comércio de couro;

 E)  A mão de obra escrava na monocultura e a exportação de produtos tropicais.


5 - Na ciência geográfica o conceito de região está ligado à ideia de diferenciação de áreas. As regiões podem ser estabelecidas de acordo com critérios naturais, abordando as diferenças de vegetação, clima, relevo, hidrografia, fauna e etc., e sociocultural que corresponde à avaliação das condições sociais e culturais que insere neste contexto o índice de desenvolvimento humano para explicitar como vivem as pessoas em determinado lugar. Indique o que for correto:

A) O conceito de regionalização refere-se unicamente, a questões políticas e sociais ou seja, a mapas;

B) A Guerra Fria trouxe um tipo de regionalização mundial que diferenciava os países apenas a partir da economia;

C) Os complexos regionais foram adotados pelo IBGE para diferenciar as regiões brasileiras;

D) Regionalizar significa dividir a partir de critérios que ultrapassam os limites naturais;

E) Todas as respostas estão corretas. 


CONTINUA...

22 comentários:

Anônimo disse...

1)D
2)D
3)E
4)B
5)B

Escola Salesiana Padre Rinaldi
Aluno: Lucas Emanuel Cabral Lopes
Série: 2º Ano do Ensino Médio

Unknown disse...

Aluno: Marcos Antônio Lopes da Costa Júnior
Colégio: Salesiano, Carpina
Série: 2 ano

Gabarito: 1-e 2-c 3-d 4-e 5-c

Anônimo disse...

Escola: Salesiana Padre Rinaldi
Aluno: Antonio Hugo Lourenço de M. Soares.
Série: 2º ano ens.Médio

GABARITO

1)E
2)C
3)D
4)E
5)C

Anônimo disse...

Aluno: Edimilson Miguel
Serie: 2º ano, Ensino Médio
Salesiano-Carpina

Gabarito:
1-E
2-C
3-D
4-E
5-C

Gabriela Irene disse...

Escola Salesiana Pe. Rinaldi
Gabriela Irene de Mendonça
2º ano


1-E
2-C
3-D
4-E
5-C

Anônimo disse...

Vinícius Lopes - 2º ano - Salesiano

1-e
2-c
3-d
4-e
5-c

Anônimo disse...

1- E
2- C
3- D
4- E
5- C

Aluno - Diego Filipe Carneiro de Oliveira
2 Ano Ensino Médio
Escola Salesiana Padre Rinaldi

Anônimo disse...

Colegio Salesiano Padre Rinaldi
Aluno:Thiago Luiz Ribeiro da Costa
Serie: 2º ano Ens. Medio

Meu Gabarito é:

1-E
2-C
3-D
4-E
5-C

Thiago ribeiro disse...

Colegio Salesiano Padre Rinaldi
Aluno:Thiago Luiz Ribeiro da Costa
Serie: 2º ano Ens. Medio

Meu Gabarito é:

1-E
2-C
3-D
4-E
5-C

Anônimo disse...

Colegio Salesiano Padre rinaldi
Aluno:Thiago Luiz Ribeiro da costa
Serie: 2º ano Ens.Medio

Meu gabarito é
1-E
2-C
3-D
4-E
5-C

Anônimo disse...

colegio Salesiano Padre Rinaldi
Aluno:Thiago Luiz Ribeiro da costa
serie 2º ano Ens. Medio

Meu gabarito é
1-E
2-C
3-D
4-E
5-C

Maria de Fátima disse...

1-E
2-C
3-D
4-E
5-C

Salesiano Padre Rinaldi
Aluna: Maria de Fátima Falcão
2° ano Ensino Médio

Júlia Clericuzi Siqueira disse...

Salesiano-Carpina,Júlia Clericuzi Siqueira,2ºano.
1-E,2-C,3-E,4-e,5-c

Anônimo disse...

D-E-B-C-D
Ana Karolyne Gonzaga Coelho
Escola Salesiana Padre Rinaldi
2° ano e.m.

Anônimo disse...

Emily Rebeca Queiroz de Albuquerque
(2º ano, Escola salesiana pe. Rinaldi- Carpina/PE)
1º- E
2º- C
3º- D
4º- E
5º- C

Pedro Souza disse...

Aluno: Pedro Souza
Série: 2º Ano
Escola: Salesiano Carpina
Gabarito: DEBCD

Anônimo disse...

Emily Rebeca Queiroz de Albuquerque
(2º ano, salesiano Carpina)
1- e
2- c
3- d
4- e
5- c

Anônimo disse...

Lara Solange
2º ano / Salesiano Carpina-PE

1º D
2º E
3º B
4º C
5º D

Barbosa disse...

Aluno: Wllisses Eduardo Campos Barbosa
Escola Salesiana Padre Rinaldi

Série:2ºAno

Gabarito:
1.e
2.c
3.d
4.e
5.d

Lucas Feliciano disse...

Aluno :Lucas Feliciano Ferreira Borba
Escola Salesiana Padre Rinaldi
2º ano - Ensino Médio

1-E
2-C
3-D
4-E
5-C

Artur Rodrigues Almeida disse...

Aluno : Artur Rodrigues Almeida
Escola Salesiana Padre Rinaldi
2ºano - Ensino Médio

1-E
2-C
3-D
4-E
5-C

Anônimo disse...


Aluno :Lucas Andrade
Escola Salesiana Padre Rinaldi
2º ano - Ensino Médio

1-E
2-C
3-D
4-E
5-C