domingo, 12 de agosto de 2012

Formação da Terra e os seres vivos


Vários estudos indicam que a Terra tem idade estimada entre 4,5 a 5,0 bilhões de anos.

Ao longo do seu processo de formação, o planeta assumiu diferentes características em consistência e, sobretudo, em temperatura, houve períodos com temperaturas extremamente elevadas e em outros, com baixas médias térmicas.

Os eventos abaixo nos ajudam a entender esse processo:


1º evento: Formação da Terra há aproximadamente 4,5 bilhões de anos, nesse período o planeta era extremamente quente equivalente a uma imensa bola de fogo, não abrigando nem uma forma de vida. 

2º evento: Passados milhões de anos após a formação do planeta, a Terra entrou em um processo de resfriamento gradativo, essa alteração originou uma estreita camada de rocha em toda a Terra (crosta). 

3º evento: Com as mudanças ocorridas na temperatura do planeta, que foi se resfriando, foi expelida do interior da Terra uma imensa quantidade de gases e vapor de água. Esse processo fez com que os gases formassem a atmosfera e o vapor de água favoreceu o surgimento das primeiras precipitações, um longo tempo de chuva ocasionou a formação dos oceanos primitivos, que possuíam cerca de 20 cm de profundidade. 

4º evento: A formação dos oceanos foi fundamental para o surgimento da vida no planeta, pois a origem da vida veio dos seres aquáticos. Dessa forma surgiram primeiramente no planeta as bactérias e algas, além de microrganismos, isso há cerca de 3 bilhões e 500 milhões de anos. 

5º evento: Essas primeiras formas de vida foram importantes para o surgimento de outros seres. Surgiram então, oriundos dos microrganismos, os invertebrados dentre eles medusas, trilobitas, caracóis e estrela-do-mar, além disso, desenvolveram plantas tais como as algas verdes, todos os seres vivos desse momento habitavam ambientes marinhos. 

6º evento: Pouco tempo depois algumas espécies de plantas marinhas desenvolveram a capacidade de se adaptar fora do ambiente aquático migrando para áreas continentais, dando origem às primeiras plantas terrestres. 

7º evento: Os animais terrestres tiveram sua origem a partir do momento que algumas espécies de peixes saíram da água dando origem aos anfíbios e posteriormente aos répteis. Houve um tempo no qual o planeta Terra ficou povoado por grandes répteis denominados de dinossauros, esse ficou caracterizado como o Período Jurássico. O período permiano deu origem às plantas com flores e os mamíferos. Os grandes répteis foram extintos há 70 milhões de anos. 

8º evento: Há aproximadamente 65 milhões de anos teve início a formação das grandes cadeias de montanhas como o Himalaia e os Alpes. Os animais como os mamíferos e as aves proliferaram por todo o planeta, a atmosfera já possuía as mesmas características atuais. 





9º evento: Há aproximadamente 4 milhões de anos surgiram os ancestrais dos seres humanos, o planeta a partir de então entrou em períodos de muito frio ocasionados pelo crescimento das geleiras, no entanto, há 11 mil anos as geleiras se fixaram nas zonas polares. 

Veja também:

Crosta. Camada superficial da parte sólida do globo, cuja espessura varia de 50km sob as mais altas cadeias de montanhas. Existem dois tipos de crosta:a crosta oceânica, jovem, de pouca espessura, densa e constituída por rochas basálticas, abrangendo 65% da superfície da Terra; e a crosta continental mais antiga, espessa e menos densa, correspondente a 35% da superfície da Terra.

        Manto. Camada sobretudo sólida, com 2900km de espessura. Densidade média:3-4,5 vezes a da água. Temperatura 700-1800°C. Composto em grande parte por uma rocha chamada periodotito de granada. As correntes de convecção numa zona parcialmente em estado de fusão sobre o manto fornecem a força impulsora para a deriva continental.Embora sólido, o resto do manto também se move em lentas correntes.

       Núcleo. Inicia a 2900km de profundidade.Diãmetro total 6.900km. Composto essencialmente de ferro, níquel e uma quantidade menor de um elemento mais leve -talvês o enxofre. O núcleo se divide em:

       Núcleo externo. Camada líquida de 2.100km de espessura

       Núcleo interno. Camada sólida de 2.700km de diâmetro, que se supões girar a uma velocidade diferente da do resto da Terra. A temperatura no centro é estimada em 4.000-5.000°C.

Campo magnético da Terra - A Terra tem um poderoso campo magnético, semelhante a uma gigantesca barra de ímã situada ao centro. O campo é criado por interações entre movimentos no núcleo externo líquido e a rotação da Terra que, juntos, funcionam como um dínamo natural, gerando eletricidade e, em consequência, um campo magnético.

O campo magnético da Terra não é fixo. No momento, forma um ângulo de cerca de 11 grau com o eixo em torno do qual gira o planeta, de modo que os polos magnéticos da terra não coincidem exatamente com seus polos geográficos. Porém, essa posição muda ligeiramente com o tempo; atualmente se move em direção ao polo geográfico a uma proporção de 11km por ano.

A polaridade do campo também se inverte a intervalos de aproximadamente 1 milhão de anos, de modo que o norte magnético se torna sul e vice-versa. Essas inversões seguramente se devem aos movimentos líquidos do núcleo externo.

Fato: Um novo assoalho vem se formando nas dorsais meso-oceânicas a uma proporção de 3,5km por ano.

Placas tectônicas - A crosta terrestre e o manto superior(em conjunto denominados de litosfera) dividem-se em segmentos rígidos encaixados, ou placas, que estão em constante movimento em relação um ao outro. O movimento é dirigido pelas correntes de convecção no mando. As placas arrastam os continentes e delimitam os oceanos, embora suas margens não necessariamente coincidam com os limites dos continentes. Elas são criadas e destruídas ao longo de fronteiras construtivas ao longo de fronteiras construtivas e convergentes.

       Fronteiras construtivas. Ocorrem nas dorsais meso-oceânicas. O magma sobre o manto e as placas são forçadas a afastar-se, acrescentando durante o processo novo material ao longo de suas margens. A Dorsal mesoatlântica é um importante exemplo. Nas dorsais meso-oceânicas as placas afastam-se em média 15cm  por ano.

        Fronteiras conservativas. Duas placas deslizam em sentidos opostos. Suas fronteiras não são criadas nem destruídas, transformando-se em uma falha. São caracterizadas pela atividade sísmica. A Falha de Santo André, na Califórnia, é um exemplo de fronteira conservativa.

        Placas: Placa do Pacífico, Placa do Caribe, Placa Norte Americana, Placa Eurasiática, Placa dos Cocos, Placa Africana, Placa Arábica, Placa Filipina, Placa Nazca, Placa Indo-australiana, Placa Sul-americana, Placa Antártica.

Fronteiras convergentes - Ocorrem quando duas placas colidem. Há três tipos identificados:

       Continental/oceânica. Uma densa camada oceânica afunda sob a crosta continental e mergulha no manto, onde se funde, desencadeando vulcões e terremotos. Os sedimentos nas fronteiras das placas são dobrados e projetados para cima. Os Andes são um exemplo deste tipo de margem.
       Continental/continental
       Placas que, arrastando continentes ou ilhas, colidem. As margens das placas são impelidas para cima e provocam terremotos, vulcanismo e as principais cadeias de montanhas. O Himalaia resultou de uma colisão entre as placas asiática e indiana, quando o fundo oceânico se dobrou, dando origem à cadeia.
       Oceânica/oceânica
       Uma placa oceânica é forçada a mergulhar sob a outra. O magma que sobe, em consequência do derretimento da placa descendente, cria diversas ilhas vulcânicas, dispostas em forma de arco, como o Japão ou as Aleutas.

Um mundo em movimento - A posição dos continentes não é fixa. No decorrer do tempo geológico, eles vêm sendo criados e destruídos; unidos e separados.

       Há 250 milhos de anos. Os continentes se uniram e formaram uma grande massa de terra chamada Pangéia, do grego "a terra inteira".

       Há 135 milhões de anos. Pangéia se dividiu em Laurásia ao norte(América do Norte e Eurásia) e Gondwana, no sul(Africa do Sul, Austália, Índia e Antártica)

       Atualidade. O Atlântico está se expandindo e um novo limite de placa construtiva parece formar-se ao longo da Grande Fossa Africana, mas isso não pode ocorrer
       O futuro. Se os movimentos atuais prosseguirem, o Atlântico se alargará; a África colidirá com a Europa; a Austrália com o Sudeste Asiático; e a Califórnia deslizará para o norte.



Desafio:


1 - "Em 1883, a violenta erupção do vulcão indonésio de "Krakatoa" riscou do mapa a ilha que o abrigava e deixou em seu rastro 36 mil mortos e uma cratera aberta no fundo do mar. Os efeitos da explosão foram sentidos até na França; barômetros em Bogotá e Washington enlouqueceram; corpos foram dar na costa da África; o estouro foi ouvido na Austrália e na Índia."

(Simon Winchester. "Krakatoa - o dia em que o mundo explodiu". São Paulo: Objetiva, contracapa, 2003).

Explique por que no sudeste da Ásia, onde se localiza a Indonésia, há ocorrência de vulcões, diferentemente do que ocorre no território brasileiro.

2 - No dia 26 de dezembro de 2004, logo após o natal, a região indo-asiática, mais particularmente Sumatra, foi assolada por um tsunami que atingiu três continentes e 12 países. Estimou-se o número de 163 mil mortos apenas na ação direta do tsunami e calculou-se que o número total de mortes tenha chegado a 300 mil, contando as vítimas de epidemias, como a cólera, o tifo, etc.

(Adaptado de Paulo Roberto de Moraes, "É possível prever as ondas do horror?". Mundo em Fúria, ano 1, n. 1, 2005, p. 22-23).
Explique os principais mecanismos que atuam na formação de um tsunami. 

3 - Observe a imagem a seguir.



O relevo terrestre é resultado da ação de agentes internos da litosfera, responsáveis pela sua estrutura, e de agentes externos, que definem sua forma. Com base nessas informações e na interpretação da imagem, explique como esses agentes atuaram, ao longo do tempo, na constituição da forma de relevo, conforme a foto apresentada.

Nenhum comentário: