terça-feira, 13 de novembro de 2012

SIMULADO DE GEOGRAFIA

                                                                                                                                                                   
* Informe seu nome e suas respostas no local destinado aos comentários (final da postagem);

* Todas as questões foram adaptadas, ou seja, não será possível copiar as respostas de outros sites. 


1 - Sobre a formação do território brasileiro, é incorreto afirmar que:

A) A formação do território brasileiro, da conquista européia até nossos dias, expressa uma história de concentração fundiária e de baixa remuneração da produção agrícola de alimentos, baixo aproveitamento das áreas com potencial agricultável, embora com algumas boas safras, no geral.

B) As monoculturas predominaram no Brasil, como as culturas de cana, soja, café, em detrimento dos cultivos de alimentos que seriam imediatamente consumidos por contingentes de pessoas famintas no País.

C) O processo de formação do território brasileiro atingiu o século XX.

D) A abolição da escravidão em 1888 foi precedida pela Lei de Terras, de 1850, que significava a coação de obstáculos legais à ocupação da terra no Brasil por parte das pessoas recém libertas que passavam a estar aptas e disponíveis ao deslocamento e ocupação de terras devolutas, sem donos particulares.

E) As legislações sobre o acesso a terra no Brasil tiveram um caráter essencialmente popular, buscando melhorar a condição de vida do trabalhador que não tinha recursos para adquirir seu quinhão, a exemplo das diversas nações indígenas.


2 - Geografia da História...


Ao comparar a extensão atual do território brasileiro (8.547.403,5 km²), com aquela decorrente do Tratado de Tordesilhas de 1494, verificamos que a área inicial foi mais que triplicada. Indique, a partir do exposto, a alternativa mais pertinente:

A) O Meridiano de Tordesilhas era uma linha imaginária e por isso, não havia um referencial concreto para seu estabelecimento;

B) Várias expedições foram organizadas com o intuito de encontrar ouro nos sertões do Brasil e por isso, ultrapassaram os limites de Tordesilhas;

C) Os Portugueses ocuparam terras além de Tordesilhas e posteriormente, alegaram o Uti possidetis para garantir o reconhecimento internacional sobre a posse das terras. Contudo, outros tratados foram "costurados", antes da configuração atual de nosso mapa;

D) Portugal ultrapassou os limites de Tordesilhas e posteriormente, provou a imprecisão deste tratado por meio do Uti possidetis. Por isso, garantiu o controle sobre as terras brasileiras;

E) Várias expedições foram organizadas com o intuito de encontrar ouro nos sertões do Brasil e por isso, ultrapassaram os limites da linha do Equador.


3 - O Tratado de Madrid foi preparado cuidadosamente a partir dos Mapas das Cortes, favorecendo as colônias portuguesas em prejuízo aos direitos dos espanhóis. Qual a principal alegação dos portugueses na proposta deste tratado? 

A) Ameaça de um conflito militar caso não fossem favorecidos ou seja, a intimidação;

B) A ocupação do território por mais de um século;

C) Os benefícios industriais que já realizara na Região em questão;

D)  Que a Espanha era obrigada a vender as terras para Portugal já que não revindicou, por ocasião da ocupação, o direito sobre a terra - uti possidetis

E)   Nenhuma  das alternativas refletem a realidade.


4 - Desde o século XVI, com o cultivo de cana-de-açúcar, o litoral brasileiro representou a principal área de povoamento. A ocupação colonial do território teve como base:

A) O minifúndio com agricultura do subsistência;

B)  A pecuária, a fabricação e o refino de açúcar;
       
C)  O latifúndio, a monocultura e a mineração;

 D)  O Comércio de couro;

 E)  A mão de obra escrava na monocultura e a exportação de produtos tropicais.


5 - Na ciência geográfica o conceito de região está ligado à ideia de diferenciação de áreas. As regiões podem ser estabelecidas de acordo com critérios naturais, abordando as diferenças de vegetação, clima, relevo, hidrografia, fauna e etc., e sociocultural que corresponde à avaliação das condições sociais e culturais que insere neste contexto o índice de desenvolvimento humano para explicitar como vivem as pessoas em determinado lugar. Indique o que for correto:

A) O conceito de regionalização refere-se unicamente, a questões políticas e sociais ou seja, a mapas;

B) A Guerra Fria trouxe um tipo de regionalização mundial que diferenciava os países apenas a partir da economia;

C) Os complexos regionais foram adotados pelo IBGE para diferenciar as regiões brasileiras;

D) Regionalizar significa dividir a partir de critérios que ultrapassam os limites naturais;

E) Todas as respostas estão corretas. 


CONTINUA...

22 comentários:

  1. 1)D
    2)D
    3)E
    4)B
    5)B

    Escola Salesiana Padre Rinaldi
    Aluno: Lucas Emanuel Cabral Lopes
    Série: 2º Ano do Ensino Médio

    ResponderExcluir
  2. Aluno: Marcos Antônio Lopes da Costa Júnior
    Colégio: Salesiano, Carpina
    Série: 2 ano

    Gabarito: 1-e 2-c 3-d 4-e 5-c

    ResponderExcluir
  3. Escola: Salesiana Padre Rinaldi
    Aluno: Antonio Hugo Lourenço de M. Soares.
    Série: 2º ano ens.Médio

    GABARITO

    1)E
    2)C
    3)D
    4)E
    5)C

    ResponderExcluir
  4. Aluno: Edimilson Miguel
    Serie: 2º ano, Ensino Médio
    Salesiano-Carpina

    Gabarito:
    1-E
    2-C
    3-D
    4-E
    5-C

    ResponderExcluir
  5. Escola Salesiana Pe. Rinaldi
    Gabriela Irene de Mendonça
    2º ano


    1-E
    2-C
    3-D
    4-E
    5-C

    ResponderExcluir
  6. Vinícius Lopes - 2º ano - Salesiano

    1-e
    2-c
    3-d
    4-e
    5-c

    ResponderExcluir
  7. 1- E
    2- C
    3- D
    4- E
    5- C

    Aluno - Diego Filipe Carneiro de Oliveira
    2 Ano Ensino Médio
    Escola Salesiana Padre Rinaldi

    ResponderExcluir
  8. Colegio Salesiano Padre Rinaldi
    Aluno:Thiago Luiz Ribeiro da Costa
    Serie: 2º ano Ens. Medio

    Meu Gabarito é:

    1-E
    2-C
    3-D
    4-E
    5-C

    ResponderExcluir
  9. Colegio Salesiano Padre Rinaldi
    Aluno:Thiago Luiz Ribeiro da Costa
    Serie: 2º ano Ens. Medio

    Meu Gabarito é:

    1-E
    2-C
    3-D
    4-E
    5-C

    ResponderExcluir
  10. Colegio Salesiano Padre rinaldi
    Aluno:Thiago Luiz Ribeiro da costa
    Serie: 2º ano Ens.Medio

    Meu gabarito é
    1-E
    2-C
    3-D
    4-E
    5-C

    ResponderExcluir
  11. colegio Salesiano Padre Rinaldi
    Aluno:Thiago Luiz Ribeiro da costa
    serie 2º ano Ens. Medio

    Meu gabarito é
    1-E
    2-C
    3-D
    4-E
    5-C

    ResponderExcluir
  12. 1-E
    2-C
    3-D
    4-E
    5-C

    Salesiano Padre Rinaldi
    Aluna: Maria de Fátima Falcão
    2° ano Ensino Médio

    ResponderExcluir
  13. Júlia Clericuzi Siqueira20 de novembro de 2012 às 13:35

    Salesiano-Carpina,Júlia Clericuzi Siqueira,2ºano.
    1-E,2-C,3-E,4-e,5-c

    ResponderExcluir
  14. D-E-B-C-D
    Ana Karolyne Gonzaga Coelho
    Escola Salesiana Padre Rinaldi
    2° ano e.m.

    ResponderExcluir
  15. Emily Rebeca Queiroz de Albuquerque
    (2º ano, Escola salesiana pe. Rinaldi- Carpina/PE)
    1º- E
    2º- C
    3º- D
    4º- E
    5º- C

    ResponderExcluir
  16. Aluno: Pedro Souza
    Série: 2º Ano
    Escola: Salesiano Carpina
    Gabarito: DEBCD

    ResponderExcluir
  17. Emily Rebeca Queiroz de Albuquerque
    (2º ano, salesiano Carpina)
    1- e
    2- c
    3- d
    4- e
    5- c

    ResponderExcluir
  18. Lara Solange
    2º ano / Salesiano Carpina-PE

    1º D
    2º E
    3º B
    4º C
    5º D

    ResponderExcluir
  19. Aluno: Wllisses Eduardo Campos Barbosa
    Escola Salesiana Padre Rinaldi

    Série:2ºAno

    Gabarito:
    1.e
    2.c
    3.d
    4.e
    5.d

    ResponderExcluir
  20. Aluno :Lucas Feliciano Ferreira Borba
    Escola Salesiana Padre Rinaldi
    2º ano - Ensino Médio

    1-E
    2-C
    3-D
    4-E
    5-C

    ResponderExcluir
  21. Artur Rodrigues Almeida20 de novembro de 2012 às 17:16

    Aluno : Artur Rodrigues Almeida
    Escola Salesiana Padre Rinaldi
    2ºano - Ensino Médio

    1-E
    2-C
    3-D
    4-E
    5-C

    ResponderExcluir

  22. Aluno :Lucas Andrade
    Escola Salesiana Padre Rinaldi
    2º ano - Ensino Médio

    1-E
    2-C
    3-D
    4-E
    5-C

    ResponderExcluir