quinta-feira, 21 de julho de 2011

Pela última vez na história, ônibus espacial pousa na Flórida


Do g1
Agora acabou. Pela última vez, um ônibus espacial da Nasa fez seu pouso no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, às 6h56 (horário de Brasília). O Atlantis encerrou uma missão histórica de 13 dias e agora vai virar peça de museu.
"Missão cumprida, Houston", foram as palavras do comandante Chris Ferguson assim que a nave pousou. "Após servir por 30 anos, o ônibus espacial conquistou seu lugar na história e agora faz sua última parada".
O comandante afirmou que os americanos vão voltar ao espaço. "O ônibus espacial mudou a maneira com que vemos o mundo, a maneira com que vemos o universo. A América não vai parar de explorar. Obrigado por nos proteger e por trazer este programa para um fim merecido."
Ferguson também lembrou os outros ônibus espaciais. "Obrigado Columbia, Challenger, Discovery e Endeavour", afirmou após o pouso.


Em resposta, o controle da missão parabenizou a tripulação. "Aproveitamos esta oportunidade para parabenizar a vocês, Atlantis, assim como os milhares de indivíduos apaixonados em toda esta nação exploradora do espaço que realmente deram poder a esta espaçonave incrível que, por três décadas, inspirou milhões por todo o globo", disse o astronauta responsável pela comunicação com a nave, Barry Wilmore. "O Atlantis está em casa, sua jornada está completa. Este é um momento para ser apreciado",
Milhares de pessoas se reuniram na cidade de Cabo Canaveral para acompanhar o pouso. Na transmissão da Nasa, o clima foi de nostalgia. Não há previsão de quando uma nova missão ao espaço com seres humanos será organizada pelos Estados Unidos.
A nave levou à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) o módulo Rafaello carregado de toneladas de equipamentos para abastecer o complexo orbital. A partir de agora, todas as viagens à ISS serão feitas pelas naves russas Soyuz.
Ao todo, quatro astronautas estiveram a bordo, além do comandante Christopher Ferguson, o piloto Doug Hurley e os especialistas de missão Sandy Magnus e Rex Walheim.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Atlantis se desacopla da ISS

Do G1


Ônibus espacial iniciou manobra para voltar à Terra.

Nave está encerrando 30 anos de histórias do programa de ônibus espaciais.




O Atlantis se desacoplou da Estação Espacial Internacional (ISS) nesta terça-feira (19) pela última vez, e iniciou manobra para voltar à Terra. Quando aterrissar, na quinta-feira (21), a nave estará encerrando um programa de 30 anos de histórias do programa de ônibus espaciais.
Imagem do canal de TV da NASA mostra o Atlantis a 130 metros da ISS, pouco após desacoplar. (Foto: Nasa / AP Photo
A nave se separou da ISS às 3h28m, a 400 km sobre o Oceano Pacífico. O Atlantis passou oito dias, 15 horas e 21 minutos conectado ao laboratório orbital.
“Obrigado por nos hospedar”, disse o comandante do Atlantis, Chris Fergusson, pelo rádio à tripulação da ISS. “Foi um prazer. Sentiremos a falta de vocês. Nos veremos na Terra”, respondeu o engenheiro de voo da ISS, Ron Garan.
Os controladores de voo da Central de Controle da Missão da Nasa ficaram em silêncio quando viram pela última vez o ônibus espacial se afastando da ISS.

Lançado estudo sobre o programa espacial brasileiro

Alexandre Scussel - http://mundogeo.com
A Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), ligada a Presidência da República, publicou osDesafios do Programa Espacial Brasileiro, resultado da reunião técnica sobre esse importante setor estratégico para o País.
O livro aborda questões de especial interesse para a SAE, além dos desafios a serem enfrentados neste campo. É composto por artigos técnicos, palestras e as principais ideias debatidas no evento organizado pela SAE no ano passado, ocasião em que se procurou estabelecer amplo diagnóstico do programa espacial brasileiro.
O evento procurou promover a capacidade instalada; mapear as iniciativas de expansão em curso, incluindo as parcerias internacionais; analisar mecanismos que estimulam a participação da indústria nacional visando à sua maior qualificação e ao consequente aumento da competitividade no cenário internacional; e, ainda, identificar necessidades e obstáculos para alcançar os objetivos pretendidos pelo governo brasileiro no campo espacial, tendo como horizonte o ano de 2022, bicentenário da independência do Brasil.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

93º aniversário do Líder negro e estadista da África do Sul Nelson Mandela



Nelson Rolihlahla Mandela foi um líder rebelde e, posteriormente, presidente da África do Sul de 1994 a 1999. Principal representante do movimento anti-apartheid, considerado pelo povo um guerreiro em luta pela liberdade, era tido pelo governo sul-africano como um terrorista e passou quase três décadas na cadeia.

De etnia Xhosa, Mandela nasceu no pequeno vilarejo de Qunu, distrito de Umtata, na região do Transkei. Aos sete anos, Mandela tornou-se o primeiro membro da família a frequentar a escola, onde lhe foi dado o nome inglês "Nelson". Seu pai morreu logo depois, e Nelson seguiu para uma escola próxima ao palácio do Regente. Seguindo as tradições Xhosa, ele foi iniciado na sociedade aos 16 anos, seguindo para o Instituto Clarkebury, onde estudou cultura ocidental.

Em 1934, Mandela mudou-se para Fort Beaufort, cidade com escolas que recebiam a maior parte da realeza Thembu, e ali tomou interesse no boxe e nas corridas. Após se matricular, ele começou o curso para se tornar bacharel em direito na Universidade de Fort Hare, onde conheceu Oliver Tambo e iniciou uma longa amizade.

Ao final do primeiro ano, Mandela se envolveu com o movimento estudantil, num boicote contra as políticas universitárias, sendo expulso da universidade. Dali foi para Johanesburgo, onde terminou sua graduação na Universidade da África do Sul (UNISA) por correspondência. Continuou seus estudos de direito na Universidade de Witwatersrand.

Como jovem estudante do direito, Mandela se envolveu na oposição ao regime do apartheid, que negava aos negros (maioria da população), mestiços e indianos (uma expressiva colônia de imigrantes) direitos políticos, sociais e econômicos. Uniu-se ao Congresso Nacional Africano em 1942, e dois anos depois fundou com Walter Sisulu e Oliver Tambo, entre outros, a Liga Jovem do CNA.

Depois da eleição de 1948 dar a vitória aos afrikaners (Partido Nacional), que apoiavam a política de segregação racial, Mandela tornou-se mais ativo no CNA, tomando parte do Congresso do Povo (1955) que divulgou a Carta da Liberdade - documento contendo um programa fundamental para a causa anti-apartheid.

Comprometido de início apenas com atos não-violentos, Mandela e seus colegas aceitaram recorrer às armas após o massacre de Sharpeville, em março de 1960, quando a polícia sul-africana atirou em manifestantes negros, matando 69 pessoas e ferindo 180.

Em 1961, ele se tornou comandante do braço armado do CNA, o chamado Umkhonto we Sizwe ("Lança da Nação", ou MK), fundado por ele e outros. Mandela coordenou uma campanha de sabotagem contra alvos militares e do governo e viajou para a Argélia para treinamento paramilitar.

Em agosto de 1962 Nelson Mandela foi preso após informes da CIA à polícia sul-africana, sendo sentenciado a cinco anos de prisão por viajar ilegalmente ao exterior e incentivar greves. Em 1964 foi condenado a prisão perpétua por sabotagem (o que Mandela admitiu) e por conspirar para ajudar outros países a invadir a África do Sul (o que Mandela nega).

No decorrer dos 27 anos que ficou preso, Mandela se tornou de tal modo associado à oposição ao apartheid que o clamor "Libertem Nelson Mandela" se tornou o lema das campanhas anti-apartheid em vários países.

Durante os anos 1970, ele recusou uma revisão da pena e, em 1985, não aceitou a liberdade condicional em troca de não incentivar a luta armada. Mandela continuou na prisão até fevereiro de 1990, quando a campanha do CNA e a pressão internacional conseguiram que ele fosse libertado em 11 de fevereiro, aos 72 anos, por ordem do presidente Frederik Willem de Klerk.

Nelson Mandela e Frederik de Klerk dividiram o Prêmio Nobel da paz em 1993.

Como presidente do CNA (de julho de 1991 a dezembro de 1997) e primeiro presidente negro da África do Sul (de maio de 1994 a junho de 1999), Mandela comandou a transição do regime de minoria no comando, o apartheid, ganhando respeito internacional por sua luta em prol da reconciliação interna e externa.

Ele se casou três vezes. A primeira esposa de Mandela foi Evelyn Ntoko Mase, da qual se divorciou em 1957 após 13 anos de casamento. Depois casou-se com Winie Madikizela, e com ela ficou 38 anos, divorciando-se em 1996, com as divergências políticas entre o casal vindo a público. No seu 80º aniversário, Mandela casou-se com Graça Machel, viúva de Samora Machel, antigo presidente moçambicano.

Após o fim do mandato de presidente, em 1999, Mandela voltou-se para a causa de diversas organizações sociais e de direitos humanos. Ele recebeu muitas distinções no exterior, incluindo a Ordem de St. John, da rainha Elizabeth 2ª., a medalha presidencial da Liberdade, de George W. Bush, o Bharat Ratna (a distinção mais alta da Índia) e a Ordem do Canadá.

Em 2003, Mandela fez alguns pronunciamentos atacando a política externa do presidente norte-americano Bush. Ao mesmo tempo, ele anunciou seu apoio à campanha de arrecadação de fundos contra a AIDS chamada "46664" - seu número na época em que esteve na prisão.

Em junho de 2004, aos 85 anos, Mandela anunciou que se retiraria da vida pública. Fez uma exceção, no entanto, por seu compromisso em lutar contra a AIDS.

Do portal http://educacao.uol.com.br/biografias/nelson-mandela.jhtm

sábado, 16 de julho de 2011

Material de Geografia trabalhado no aulão de Gravatá 14 e 15 de julho

AGROPECUÁRIA - É a área do setor primário responsável pela produção de certos produtos - primariamente alimentos - através do cultivo de certas plantas e do crescimento de certos animais domesticados. É um termo utilizado para abranger de uma só vez a agricultura e a pecuária.

A agropecuária está baseada em alguns critérios, a saber:

*Disponibilidade de recursos naturais:

*Padrão comum a área:

A partir desses critérios temos os seguintes sistemas de produção:


*Sistema intensivo:____________________________

*Sistema extensivo:_____________________________


 
DESAFIO

1 - (FGV) O litoral sul da Bahia caracteriza-se pela presença da monocultura de:
a) cana-de-açúcar

b) algodão

c) amendoim

d) cacau

e) sisal

Resposta "D"

2 - O produto que acusou uma rápida expansão nos últimos anos, estando entre os quatro mais importantes atualmente exportados pelo Brasil é:

a) o arroz, cultivado principalmente no Rio Grande do Sul e Goiás;
b) o fumo, cultivado principalmente em Santa Catarina e Bahia;
c) o amendoim, cultivado principalmente em São Paulo, Paraná e Mato Grosso;
d) o milho, cultivado principalmente em São Paulo, Paraná e Minas Gerais;
e) a soja, cultivada principalmente no Rio Grande do Sul e Paraná.

Resposta "E"

3 - As primeiras áreas de cultivo do café em São Paulo e Paraná foram respectivamente:
a) O Planalto de Curitiba;

b) a Alta Paulista e o norte do Paraná;

c) o Vale do Paraíba e o norte do Paraná;

d) o Vale do Paraíba e o sul do Paraná;

e) o noroeste de São Paulo e do Paraná.

Resposta "C"

4 - Os maiores produtores brasileiros de cana-de-açúcar e cacau são historicamente:
a) Pernambuco e Bahia

b) Pernambuco e Ceará

c) Ceará e Bahia

d) Paraná e Ceará

e) São Paulo e Bahia

Resposta "A"

CONCENTRAÇÃO INDUSTRIAL NO BRASIL: As indústrias tendem a se concentrar em áreas que ofereçam melhores condições de produção e lucro, e nas quais o acesso ao capital, à mão de obra qualificada, à tecnologia, à rede de transportes e comunicação e à existência do mercado consumidor estejam garantidos.  

A distribuição espacial da indústria brasileira ainda está muito concentrada no Sudeste e Sul do país. Contudo, observamos atualmente, uma tendência a descentralização.
5 –No que se refere a industrialização brasileira, assinale V ou F:
0 0 Getúlio Vargas criou, ainda no seu governo provisório, o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, alavancando a industrialização brasileira que intensificou o fenômeno do êxodo rural.

1 1 O atraso tecnológico impossibilitou a implantação, inicialmente, de uma indústria de ponta no país dando com isso, amplas condições para a indústria de bens de capital (base) e a tradicional.

2 2 As indústrias dinâmicas, como já sugere o nome, utilizam muita mão de obra e pouca tecnologia.

3 3 As indústrias germinativas favorecem o aparecimento de vários outros ramos industriais.

4 4 As indústrias de bens de consumo fornecem materia prima para outras indústrias.

A) V,V,F,V,F    B)F,F,V,F,F    C) V,V,F,V,V

D) F,F,V,V,V    E) V,V,V,F,V

Resposta "A"

6– Observe:
A figura acima representa uma formação comum em grande parte do território brasileiro, resultante da erosão, gerada principalmente pela ação das chuvas.


A) De qual domínio morfoclimático estamos falando?

B) Onde podemos encontrar tal formação no Estado de Pernambuco?

 
 7- Observe:

Assinale a alternativa correta, tendo como referência o gráfico da questão 07.
A) A maior concentração demográfica da população brasileira em áreas rurais, no período de 1940 a 1980, foi resultado da predominância das atividades agroexportadoras na geração da riqueza nacional.

B) O expressivo crescimento populacional entre 1970 e 2000 foi conseqüência direta dos programas de incentivo à natalidade, promovidos pelos governos militares, e direcionados, especialmente, para as populações urbanas de baixa renda.

C) Entre 1940 e 2000, a inexistência de variação da população rural decorreu das migrações internas e, principalmente, da decadência e estagnação das lavouras de cana-de-açúcar, café e soja.

D) O decréscimo da população rural brasileira, entre 1970 e 2000, a níveis muito inferiores aos observados para 1940, relacionou-se à ampliação da atividade industrial e à extinção de direitos trabalhistas para o homem do campo.

E) A crescente concentração da população brasileira em áreas urbanas, a partir de 1970, esteve associada, entre outros aspectos, à ampliação dos setores industriais e de serviços e à atração exercida pelas cidades.




 A agropecuária pode ser dividida em comercial, de subsistência, familiar e coletivista...

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Jacaré aparece em córrego e assusta moradores de Campina Grande

Bombeiros tentaram capturar o animal, mas ele desapareceu na água. Crianças brincavam na vegetação ao redor do córrego quando viram o réptil.

Um jacaré apareceu em um córrego no Bairro da Catingueira, em Campina Grande (PB), nesta quarta-feira (6). Segundo o Corpo de Bombeiros, o animal foi visto por crianças que brincavam na vegetação ao lado da água.


Houve correria e a preocupação de um possível ataque feito pelo réptil. Ninguém ficou ferido.

Uma equipe de bombeiros tentou capturar o animal para levá-lo às autoridades ambientais da região, mas não conseguiu localizá-lo no córrego.