quarta-feira, 9 de junho de 2010

Inscrições para o Enem vão de 21 de junho a 9 de julho

As inscrições para o Enem 2010 terão início no próximo dia 21 de junho com término previsto para 09 de julho. O presidente do Inep (Instituto nacional de estudos e pesquisas educacionais), Joaquim José Soares Neto, fez o anúncio na manhã desta quarta feira 09, juntamente com o calendário das provas que foram confirmadas para os dias 06 e 07 de novembro.


A Expectativa é que este ano, o número de inscrições para p novo Enem atinja a marca de 6 milhões de estudantes inscritos.

MATERIAL UTILIZADO NO AULÃO DA FASNE 05 E 06 DE JUNHO 2010

Geografia
Prof. Valdemir França
franca.valdemir@hotmail.com
www.easygeografia.blogspot.com


Competências e habilidades


Competências - são as modalidades estruturais da inteligência, ou melhor, ações e operações que utilizamos para estabelecer relações com e entre objetos, situações, fenômenos e pessoas que desejamos conhecer.

Habilidades - decorrem das competências adquiridas e referem-se ao plano imediato do "saber fazer".


Espaço urbano

Consiste na subdivisão do espaço social que constitui o espaço total.

- É comum associar o termo “urbano” a tudo aquilo que se considera próprio das cidades, mas é preciso considerar que este termo vai além da mera descrição física do espaço. Seu significado engloba a organização social, política e econômica de um grupo social chegando inclusive, a determinar até os hábitos cotidianos dos indivíduos.

A organização ocupacional é determinante na evolução dos diferentes espaços urbanos que podem ser:

Industriais: está no setor industrial, ou seja, há grande concentração de indústrias, independente do que é produzido. São exemplos de cidades industriais São Paulo, São José dos Campos e ABC paulista.

Portuários: próximos a portos e que sofrem influência dessa atividade. Exemplo: Santos.

Comerciais e prestadoras de serviços: têm como principal atividade o comércio varejista e a prestação de serviços. Exemplo: Uberlândia e Goiânia.


Nota: Os maiores espaços urbanos agregam normalmente, mais de uma atividade ocupacional e por isso, são considerados pontos de atração para processos migratórios.

Um dos grandes desafios dos grandes aglomerados urbanos de hoje consiste em encontrar soluções para a poluição, violência e a falta de espaço que juntamente com problemas estruturais provocam grandes catástrofes que a imprensa chama de “natural”, mas que na verdade são grandes catástrofes sociais.

Exercício

As migrações internas no Brasil são eventos significativos ao longo de nossa história. Dentre esses eventos,
Destacamos a constante migração do nordestino para a Região Sudeste do Brasil.

Dados do IBGE afirmam que 48.6% dos nordestinos que vivem no Sul e Sudeste exercem funções não qualificadas. A partir desta informação concluímos que:

a)O processo migratório foi desencadeado por ações do governo visando viabilizar a produção industrial no Sudeste;

b)Os governos estaduais do Sudeste priorizaram a qualificação da mão de obra migrante;

c)O processo de migração para o Sudeste contribui para o fenômeno conhecido como inchaço urbano;

d)As migrações para o Sudeste desencadearam na valorização do trabalho manual sobretudo, na década de 80;

e)A falta de especialização dos migrantes é positiva para os empregadores, pois significa maior versatilidade profissional.


Dica: O estatuto das cidades estabelece normas de ordem pública e de interesse social que regulam o crescimento urbano e o uso da propriedade.


IMG

A partir do que você entendeu das charges responda:

A)Os regimes climáticos da terra são desprovidos de padrões que os caracterizem.

B) As intervenções humanas nas regiões polares são mais intensas que nas outras partes do globo.

C)O processo de aquecimento global será detido com a eliminação das queimadas.

D)A destruição das florestas tropicais é uma das causas do aumento da temperatura em locais distantes como os pólos.

e)os parâmetros climáticos modificados pelo homem afetam todo o planeta, mas os processos naturais têm alcance regional.


IMG



Os paralelos e os meridianos são indicados por graus de circunferências. Um grau (1°) corresponde a uma das 360 parte iguais em que a circunferência pode ser dividida. Um grau por sua vez dividi-se em  60 minutos (60') e cada minuto pode ser divido em 60 segundos (60"). Assim um grau é igual a 59 minutos e 60 segundos.

Sabendo disso e com base nos mapas apresentados, responda qual a diferença de fuso horários entre Recife e a África do Sul.

IMG
Agora você não se atrasa para os jogos da copa



Dúvidas pelo e-mail:

franca.valdemir@hotmail.com